Colombianos prestam homenagem em Bogotá aos nove militares mortos em ataque do ELN na região de Catatumbo| Foto: EFE/Carlos Ortega
Ouça este conteúdo

O cessar-fogo bilateral entre o governo da Colômbia e o Exército de Libertação Nacional (ELN) terá caráter nacional e durará seis meses, anunciou nesta quinta-feira (8) o Alto Comissário para a Paz, Danilo Rueda, para a Colombia Today Radio, a estação de rádio oficial do governo colombiano.

A autoridade lembrou que essa é a primeira vez que o ELN concordou com um cessar-fogo bilateral por meio ano "com mecanismos de monitoramento e verificação que serão instalados nos próximos dias e semanas". O anúncio de Rueda foi feito pouco antes de as delegações do governo e do ELN solicitarem o adiamento do encerramento da terceira rodada de negociações, marcada para a capital de Cuba, Havana. As negociações da Colômbia com o ELN começaram em novembro do ano passado na Venezuela, com uma segunda rodada de negociações em fevereiro, no México, e depois foram transferidas para Cuba.

"Pedimos ao presidente da República, Gustavo Petro, e ao primeiro comandante do ELN, Antonio García mais um dia para finalizar os detalhes dos textos dos Acordos de Cuba e seus respectivos protocolos", disse a mesa em comunicado. “Esse cessar-fogo terá efeitos muito concretos nos territórios, incluirá processos educacionais e garantias para facilitar a redução da ansiedade entre os habitantes de vários territórios do país", declarou Rueda.

Publicidade