Após uma intensificação nos últimos dias dos conflitos entre Israel e integrantes palestinos da Jihad Islâmica na Faixa de Gaza, ambos concordaram em realizar um cessar-fogo neste sábado (13) a partir das 22h (16h no horário de Brasília). As informações são da Agência Reuters com fontes de autoridades palestinas, porém autoridades israelenses não confirmaram adesão ao acordo de paz.
O cessar-fogo na Faixa de Gaza foi intermediado pelo Egito, que solicitou aos dois lados que abracem o acordo de paz. “À luz do acordo do lado palestino e do lado israelense, o Egito anuncia que um cessar-fogo entre o lado palestino e o lado israelense foi alcançado”, disse um trecho do texto que foi acessado pela Reuters.
Militantes palestinos da Jihad Islâmica, por sua vez, declararam que aderiram à trégua. “Declaramos nossa aceitação do anúncio egípcio e o cumpriremos enquanto a ocupação (Israel) o respeitar”, disse Dawoud Shehab, porta-voz do grupo.
Neste sábado (13), mesmo nos instantes finais da negociação de cessar-fogo, os ataques se intensificaram na região, sendo que dois palestinos foram mortos a tiros e três pessoas ficaram feridas no norte da Cisjordânia.
Mais de mil foguetes foram disparados entre Israel e palestinos nos últimos dias, no maior conflito na região desde 2021. Além de 33 palestinos mortos e duas pessoas em Israel, 147 pessoas ficaram feridas.