O Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
O Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.| Foto: EFE/J.J. Guillén

As autoridades chinesas por trás de uma grande exposição comercial em Xangai retiraram um discurso de abertura do presidente do Conselho Europeu, que criticava a "guerra ilegal" da Rússia na Ucrânia e pedia a redução da dependência comercial da UE em relação à China, conforme disseram diplomatas com exclusividade à agência de notícias Reuters.

O vídeo pré-gravado pelo político liberal belga Charles Michel, presidente do Conselho desde 2019, deveria ser um dos vários de líderes mundiais e chefes de organizações internacionais, incluindo o presidente chinês Xi Jinping, na abertura da China International Import Expo (CIIE) na sexta-feira (4).

Os diplomatas, que não podem ser identificados devido à sensibilidade do assunto, disseram à Reuters que ficaram surpresos com o fato de o discurso ter sido removido.

"Não estou ciente da situação relevante", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, em uma coletiva de imprensa regular em Pequim nesta terça-feira (8). "Eu não posso comentar sobre isso."