Vídeo promocional divulgado pelo Exército Popular de Libertação da China mostra soldados do ELP alertando “manifestantes” durante uma simulação “antimotim” em Hong Kong| Foto: Repriodução/EPL/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, escreveu nesta terça-feira (13) no Twitter que tem informações de inteligência segundo as quais o governo da China movimenta tropas para a fronteira com Hong Kong. "Todos devem ficar calmos e em segurança", afirmou. Um vídeo compartilhado pelo presidente mostra uma movimentação de tanques chineses na cidade de Shenzhen, a poucos quilômetros de Hong Kong. No início do mês, o exército chinês publicou um vídeo propaganda no qual combatia um protesto encenado, em um recado nada sutil aos manifestantes de Hong Kong.

Trump também comentou que alguns culpam ele e os EUA pelos "problemas acontecendo em Hong Kong", o que ele sugeriu que não faz sentido. Nesta terça, a polícia de Hong Kong entrou em um aeroporto e confrontou manifestantes pela democracia, realizando ainda prisões. Há o temor de que, diante dos protestos, autoridades da China determinem uma intervenção mais dura em Hong Kong.

Publicidade