Ouça este conteúdo
O canal britânico de televisão BBC World News foi proibido de transmitir conteúdos na China, informou a Administração Nacional de Rádio e Televisão do país asiático nesta quinta-feira (11), alegando "violações graves de regulamentações". Segundo a entidade, a rede descumpriu a regra de que as notícias devem ser "verdadeiras e justas", além de ter prejudicado os interesses nacionais da China e a unidade nacional.
Por esses motivos, o canal não atingiu os requisitos para que redes estrangeiras operem na China e sua solicitação de permissão por mais um ano foi negada, disse o órgão regulador em comunicado.
A BBC lamentou a decisão da China. "Estamos decepcionados com a decisão das autoridades chinesas de ter tomado essa ação", uma porta-voz da rede afirmou em comunicado, segundo a Reuters. "A BBC é um dos canais internacionais de notícias mais confiáveis do mundo e faz reportagens sobre histórias de todo o mundo de maneira justa, imparcial e sem medo ou favorecimentos".
Na quinta-feira passada (4), o Reino Unido havia revogado a licença de transmissão da China Global Television Network, após uma investigação ter concluído que a licença era mantida indevidamente pela Star China Media Ltd.
Também na semana passada, uma reportagem da BBC trouxe relatos de ex-detentas dos campos de concentração de minorias na província chinesa de Xinjiang que contaram sobre casos sistemáticos de estupros, abusos sexuais e tortura nos campos de "reeducação", como a China se refere às prisões que visam a população de uigures na região.