Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reforma eleitoral

China aprova resolução que permite alterar sistema eleitoral de Hong Kong

china xi Jinping
Presidente da China, Xi Jinping, vota por mudanças no sistema eleitoral de Hong Kong durante a sessão de encerramento do Congresso Nacional do Povo no Grande Salão do Povo, em Pequim, em 11 de março de 2021 (Foto: NICOLAS ASFOURI/AFP)

Ouça este conteúdo

O legislativo da China aprovou nesta quinta-feira (11) uma resolução que abrirá caminho para uma reforma no sistema eleitoral da Hong Kong, cujo objetivo é garantir que apenas "patriotas" chineses possam assumir cargos políticos relevantes na cidade – em outras palavras: reduzir a representação democrática no legislativo de Hong Kong e, assim, destruir a oposição pró-democracia.

O texto foi aprovado sem nenhuma oposição entre os 2.895 legisladores chineses durante o Congresso Nacional do Povo, o encontro político anual mais importante da China. Agora, a reforma eleitoral será redigida e se prevê que entre em vigor já nos próximos meses. O objetivo do Partido Comunista Chinês é garantir que as novas regras já estejam valendo nas eleições parlamentares de Hong Kong em setembro. Saiba mais sobre a reforma eleitoral aqui.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.