Ouça este conteúdo
O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) irá realizar uma reunião de emergência nesta quarta-feira (12) para tratar da mais recente escalada de tensões entre israelenses e palestinos. É esperado que o enviado da ONU para o Oriente Médio, Tor Wennesland, informe aos 15 membros do Conselho virtualmente sobre os desdobramentos na região.
O encontro está sendo convocada a pedido da China, Tunísia e Noruega. Pequim detém a presidência do conselho neste mês e sua missão na ONU confirmou os planos para a segunda reunião de emergência em três dias. É uma indicação da crescente preocupação internacional sobre o conflito e onde ele pode levar.
China, Tunísia e Noruega propuseram um esboço de declaração expressando "grave preocupação" com o aumento das tensões e pedindo a Israel que cesse os despejos de palestinos na região oriental de Jerusalém. O Departamento de Estado dos Estados Unidos disse que o país quer garantir que quaisquer declarações do conselho "não aumentem as tensões".