O porta-aviões norte-americano Ronald Reagan em exercício de treinamento em 26 de setembro, perto da península em cinco anos, em Busan, sudeste da Coreia do Sul| Foto: EFE/EPA/YONHAP SOUTH KOREA
Ouça este conteúdo

A Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos de curto alcance no mar do Japão - chamado mar do Leste na Coreia - na manhã do domingo (horário local), segundo anunciou o Estado-Maior Conjunto sul-coreano. Este é o sétimo lançamento em duas semanas pelo regime norte-coreano e ocorre após a conclusão de exercícios navais envolvendo um porta-aviões americano de propulsão nuclear na região.

A Coreia do Norte disse, segundo um comunicado divulgado no sábado (8), que os recentes testes de mísseis eram uma medida de "autodefesa" contra os Estados Unidos. O teste foi detectado pelas autoridades sul-coreanas e japonesas, que disseram ter envolvido o lançamento de dois projéteis de curto alcance.

Os lançamentos de mísseis da Coreia do Norte se intensificaram desde a chegada à região do porta-aviões USS Ronald Reagan e do seu grupo de ataque para participar em exercícios conjuntos com a Coreia do Sul e também com o Japão. Este último lançamento ocorre depois de Pyongyang ter disparado dois mísseis de curto alcance no dia 6. Este é o 25º teste realizado pelo país asiático neste ano e o sétimo nos últimso 15 dias.

Publicidade