Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tensão no oriente

Coreia do Norte lança míssil intercontinental em protesto contra exercício militar

Míssil balístico lançado pela Coreia do Norte cai no Mar no Japão (Foto: )

Ouça este conteúdo

A Coreia do Norte lançou um míssil balístico intercontinental sobre o Mar do Japão deste sábado. A ação foi uma retaliação aos planos de norte-americanos e sul-coreanos de realizar exercícios militares conjuntos na região no mês que vem.

O lançamento foi detectado pelo governo japonês. O míssil voou por 66 minutos e viajou por 900 quilômetros desde Sunan, na Coreia do Norte, até cair em águas japonesas, a oeste de Hokkaido, às 18h27 (6h27 de Brasília), segundo o premiê do Japão, Fumio Kishida. O último lançamento de míssil de Pyongyang havia ocorrido no Ano Novo.

Na sexta-feira (17), a Coreia do Norte ameaçou lançar uma retaliação sem precedentes contra qualquer exercício militar conjunto entre Estados Unidos e Coreia do Sul. Os dois países realizam anualmente o exercício "Escudo da Liberdade", que treina tropas para dar resposta a um eventual ataque da Coreia do Norte.

Contudo, a ação é vista por Pyongyang como uma etapa de preparação para uma eventual invasão da Coreia do Norte, segundo a agência estatal de notícias Yonhap.

Na semana passada, o governo norte-coreano realizou uma parada militar noturna e nela exibiu mais de uma dezena de mísseis intercontinentais capazes de carregar ogivas nucleares. Foi o maior número de mísseis desse tipo já exibidos de uma só vez por Pyongyang.

Cada um desses mísseis pode carregar diversas ogivas nucleares e chegar aos Estados Unidos. Por isso, em teoria, um ataque múltiplo poderia sobrecarregar as defesas antiaéreas americanas e o solo dos Estados Unidos poderia ser atingido.

O "comportamento imprudente" de Pyongyang foi condenado pelo grupo de chanceleres do G7, as maiores economias do planeta, que estão participando da Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.