Navio ucraniano afundado no porto marítimo de carga de Mariupol, Ucrânia, 29 de abril de 2022.| Foto: EFE/EPA/SERGEI ILNITSKY
Ouça este conteúdo

Corpos de alguns combatentes ucranianos mortos defendendo a cidade de Mariupol das forças russas foram entregues a Kiev. As forças ucranianas que defendiam a cidade ficaram escondidas na siderúrgica Azovstal por semanas, enquanto os russos tentavam capturar a cidade. Os soldados ucranianos se renderam em maio e foram levados sob custódia pelas forças russas.

A Ucrânia negocia com a Rússia a entrega dos combatentes em troca de prisioneiros, mas até agora não obteve muitas informações sobre os 2 mil combatentes que atuaram na siderúrgica. Na semana passada, o Ministério da Reintegração dos Territórios Temporariamente Ocupados da Ucrânia anunciou que haveria troca de corpos entre os países e, desta vez, 160 corpos foram negociados entre os dois lados do conflito.

Conforme familiares de combatentes publicaram em comunicado, "um terço dos corpos entregues eram de combatentes de Azov. As diferentes unidades a que pertencem os outros ainda estão sendo investigadas".

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]