Cuba está desenvolvendo um antígeno contra a variante ômícron do coronavírus SARS-COV-2, causador da Covid-19, que está pronto para a formulação como candidato à vacina, segundo informou a imprensa oficial da ilha na segunda-feira (25).
O antígeno produzido em laboratório pela indústria biofarmacêutica cubana está pronto para iniciar o processo de testes pré-clínicos e clínicos em humanos, afirmou o presidente do grupo estatal BioCubaFarma, Eduardo Martínez, citado pelo jornal Granma.
Sobre a eficácia das vacinas anticovid, o cientista destacou que as novas variantes do coronavírus escapam cada vez mais da imunidade induzida e até mesmo daquela obtida por infecção pelo vírus.
No entanto, considerou que as três vacinas cubanas contra a Covid-19 ainda têm um alto nível de proteção contra sintomas graves e mortes. O gestor destacou que, entre as subvariantes derivadas da ômicron, está a BA.5, que tem provocado um novo surto da doença no mundo, e uma tendência de aumento de casos positivos em Cuba nas últimas semanas.