O governo comunista chinês deve instalar uma base secreta em Cuba, voltada para espionar os Estados Unidos, segundo reportagem do The Wall Street Journal, publicada nesta quinta (8). De acordo o jornal, a China pagaria “bilhões de dólares” a Cuba para manter as instalações militares na ilha, localizada a cerca de 160 quilômetros da Flórida.
A nova base permitiria que os serviços de inteligência chinesa pudessem interceptar comunicações eletrônicas em todo o sudeste dos EUA, onde estão localizadas muitas bases militares, e monitorassem o tráfego de navios dos EUA, diz o jornal. Ao Wall Street Journal, John Kirby , porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, disse que não comentaria a informação, mas disse que o governo está ciente sobre “os esforços da República Popular da China para investir em infraestrutura em todo o mundo que pode ter fins militares, inclusive neste hemisfério”.
Ainda segundo Kirby, os americanos estão acompanhando as movimentações dos chineses. “Monitoramos isso de perto, tomamos medidas para combatê-lo e continuamos confiantes de que somos capazes de cumprir todos os nossos compromissos de segurança em casa, na região e em todo o mundo”, afirmou.