Ouça este conteúdo
O curdo Abdul Latif Rashid, ex-ministro de Recursos Hídricos iraquiano, foi eleito presidente do Iraque nesta quinta-feira (13) pelo Parlamento, sucedendo Barham Saleh em meio a uma crise política no país, informou a televisão oficial iraquiana.
Rashid foi eleito no segundo turno da votação no Parlamento, com 162 votos dos 329 ocupantes, enquanto Barham Saleh, que havia tomado posse como presidente em outubro de 2018, recebeu 99 votos e outras oito cédulas de voto foram declaradas inválidas, segundo a fonte.
Rashid encarregou Mohamed Shia al Sudani, político alinhado ao Irã, de formar o governo iraquiano, um ano após a realização das eleições legislativas iraquianas.
Sudani, do Marco de Coordenação, uma aliança de partidos xiitas que simpatizam com o Irã, se candidatou ao cargo de primeiro-ministro, criando uma tensão que quase provocou um conflito civil no país após os seguidores do influente clérigo xiita Muqtada al Sadr terem ocupado o Parlamento durante duas semanas a partir de 30 de julho para impedir a realização de uma sessão plenária de posse.