Um encontro entre líderes do Partido Democrata americano e o presidente Donald Trump na quarta-feira (16) para debater a questão da Síria terminou com os democratas deixando a Casa Branca após o presidente americano ter o que os democratas descreveram como "colapso". Mais cedo, a Câmara dos Deputados dos EUA havia condenado a decisão de Trump de retirar as tropas americanas da Síria, com maioria dos votos dos democratas e dos republicanos.
Após o encontro, a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, e outros líderes democratas relataram o encontro a jornalistas. "Ele foi ofensivo, principalmente com a presidente. Ela manteve a calma completamente, mas ele a chamou de política de terceira categoria", disse o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, segundo a imprensa americana. "O que testemunhamos por parte do presidente foi um colapso, é triste dizer", acrescentou Pelosi.
Donald Trump rebateu pelo Twitter. "Nancy Pelosi precisa de ajuda imediatamente!", disse ele após o encontro. "Ele teve um completo colapso na Casa Branca hoje. Foi muito triste de assistir. Orem por ela, ela é uma pessoa muito doente!".