Ouça este conteúdo
O estado americano de UTah promulgou na última quinta-feira (23) um lei para tentar restringir o acesso de crianças e adolescentes às redes sociais. De acordo com a nova legislação, menores só poderão abrir ou manter contas em redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok com a permissão expressa de pais ou responsáveis.
O documento também determina que as empresas criem mecanismos de bloqueio e de restrição de mensagens de adultos, para tentar evitar que predadores busquem vítimas através das redes sociais. Outra lei, também aprovada na quinta-feira, proíbe expressamente a adoção de estratégias “viciantes” pelas empresas de tecnologia. As empresas terão até março de 2024 para se adaptar às novas medidas.
De acordo com o governador de Utah, Spencer J. Cox, a nova lei é uma tentativa de frear os altos índices de depressão entre os menores. “Os indicadores de depressão juvenil e outros temas de saúde mental estão em alta, e as empresas de redes sociais sabem que seus produtos são tóxicos. Eles desenvolveram seus aplicativos para serem viciantes", disse.