O governador da Flórida, o republicano Ron DeSantis, foi processado em um tribunal do estado por enviar imigrantes venezuelanos do Texas para uma ilha em Massachusetts, onde já enfrenta um processo pelo mesmo motivo.
O Southern Poverty Law Center e organizações de defesa dos imigrantes, como a Florida Immigration Coalition, informaram que o processo foi aberto nos tribunais federais de Miami na quinta-feira (1) contra o governador e secretário de Transportes da Flórida, Jared W. Perdue.
Os denunciantes afirmam que o programa de realocação de imigrantes da Flórida, dotado de US$ 12 milhões e pelo qual quase 50 migrantes, a maioria venezuelanos, foram transferidos de San Antonio (Texas) para a ilha de Martha's Vineyard, em Massachusetts, no mês de setembro, é inconstitucional.
A Flórida está "usurpando o papel exclusivo do governo federal na regulamentação e aplicação da lei de imigração", alegam. "A Constituição é clara: o poder único e exclusivo de regulamentar a política de imigração pertence ao governo federal, não aos estados", disse Paul Chavez, advogado supervisor sênior do Projeto de Justiça para Imigrantes do Southern Poverty Law Center, em um comunicado.