Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Desenvolvimento de material-chave para ogiva nuclear pode afastar Irã de acordo

Uma foto fornecida pelo escritório do Exército iraniano em 14 de janeiro de 2021 mostra um míssil anti-navio Nasr-1 disparado de um navio de guerra durante um exercício militar da marinha iraniana no Golfo de Omã. Imagem ilustrativa. (Foto: Iranian Army office / AFP)

Ouça este conteúdo

O Irã deu um novo passo significativo em direção à possível produção de armas atômicas, começando a trabalhar em uma linha de montagem para fabricar um material-chave usado no núcleo das ogivas nucleares, afirma a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês) em um relatório confidencial, aumentando as apostas em Teerã de um impasse com Washington antes da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden.

Em relatório para os Estados membros ao qual o Wall Street Journal teve acesso, o Irã afirmou à IAEA que começou a fabricar equipamentos que usará para produzir metal de urânio em uma unidade em Isfahan nos próximos meses. O Irã estaria desenvolvendo uma produção que deixa o país mais perto de cruzar a linha entre as operações com um potencial uso civil, como enriquecimento de combustível nuclear para reatores de geração de energia, e o trabalho com armas nucleares, algo que Teerã nega há muito tempo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.