Exilados nicaraguenses protestam na Costa Rica contra a perseguição religiosa no seu país: estação fechada nesta quarta-feira é de propriedade da diocese de Estelí, cujo administrador apostólico é bispo preso na semana passada| Foto: EFE/Jeffrey Arguedas
Ouça este conteúdo

O regime do ditador Daniel Ortega, por meio do Instituto Nicaraguense de Telecomunicações e Correios (Telcor), cancelou nesta quarta-feira (24) a licença de transmissão de outra emissora de rádio católica, com o que já são nove até agora em agosto, em meio à perseguição à Igreja promovida pelo governo sandinista.

A nova estação fechada é a Radio Stereo Fe, propriedade da diocese de Estelí, cujo administrador apostólico é o bispo Rolando Álvarez. Álvarez foi preso na sexta-feira passada pela Polícia Nacional, chefiada por um parente de Ortega e que acusa o bispo, sem apresentar provas até agora, de tentar “organizar grupos violentos”.

Antes de seu fechamento, a Radio Stereo Fe havia divulgado uma carta dos sacerdotes da diocese de Estelí dirigida a Ortega, na qual denunciaram que as autoridades nicaraguenses “perseguem a Igreja por sua missão profética” e na qual culpavam o líder sandinista pela crise sociopolítica do país. Na carta, também rejeitaram a prisão de seu administrador apostólico, dom Álvarez, e outros dez párocos.

Publicidade