Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra

Dos 3,6 milhões de ucranianos refugiados, um milhão já voltou ao país, informa Kiev

Ucraniano caminha empurrando sua bicicleta em meio aos escombros da cidade de Borodianka. (Foto: EFE)

Ouça este conteúdo

Durante a guerra na Ucrânia, cerca de 3,6 milhões de pessoas deixaram o país, no entanto, pouco mais de um milhão já teriam retornado, segundo informou neste sábado o ministro do Interior ucraniano, Denys Monastyrsky, em uma mensagem de vídeo.

"Durante toda a guerra, 3.640.000 pessoas deixaram a Ucrânia e 1.130.000 retornaram. Cerca de 31.000 veículos de ajuda humanitária ingressaram no país", afirmou o ministro.

Monastyrsky acrescentou que os guardas da fronteira ocidental praticam um regime simplificado de entrada e saída de cidadãos com os países da União Europeia e com a Moldávia.

"Como parte da restauração do controle de fronteira estatal nas regiões de Kiev, Chernihiv e Sumy libertadas dos ocupantes, nossos guardas de fronteira se dirigiram para seus postos de responsabilidade", explicou.

A pasta de Interior ucraniana lembra ainda que, em quase dois meses de guerra, 85 grupos de sabotagem e reconhecimento foram descobertos e 659 pessoas foram presas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.