O chanceler alemão, Olaf Scholz, no palco do jardim da Chancelaria, em Berlim, Alemanha, 21 de agosto de 2022.| Foto: EFE/EPA/CLEMENS BILAN
Ouça este conteúdo

A Baixa Saxônia, que fica no noroeste da Alemanha, passou por eleições regionais no domingo (09). As votações foram esperadas no país como um termômetro da aprovação popular do governo do chanceler Olaf Scholz.

Apesar da crise energética, da inflação e da impopularidade de Scholz, o Partido Social-Democrata (SPD), do qual faz parte o chanceler, conquistou o maior percentual de votos (33,5%) nessa que é a segunda maior região do país.

Já o partido de centro-direita União Democrata-Cristã (CDU), da ex-chanceler Angela Merkel, atingiu 27,5%, de acordo com os canais locais ARD e ZDF. No entanto, esses dois partidos em coalizão desde 2013 concentraram menos eleitores do que nas últimas votações na região.

Publicidade

Esses votos teriam sido redirecionados para o partido de direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que conseguiu o dobro do percentual de 2017, alcançando 12%.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]