Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram nesta quarta-feira (15) uma parceria em questões tecnológicas e de segurança, chamada Aukus, por meio da qual americanos e britânicos ajudarão os australianos a desenvolver submarinos com propulsão nuclear, em reação às crescentes tensões com a China na região do Indo-Pacífico.
“Hoje, estamos dando mais um passo histórico para aprofundar e formalizar a cooperação entre as nossas três nações, porque todos reconhecemos o imperativo de garantir paz e estabilidade no Indo-Pacífico a longo prazo”, afirmou o presidente americano, Joe Biden, no anúncio virtual do qual participaram também o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.
Embora integrantes dos três governos tenham afirmado que o acordo não tem relação com a China, analistas destacam que é inevitável que a segunda maior economia do mundo encare a parceria como um desdobramento do planejamento de Biden de direcionar a política externa americana para o Pacífico, incluindo a mobilização de aliados. Morrison afirmou que os submarinos com propulsão nuclear serão desenvolvidos dentro de 18 meses e construídos em Adelaide, na Austrália.