Ouça este conteúdo
Em uma postagem no Twitter neste sábado (11), o presidente francês Emmanuel Macron disse que a busca pela paz é o objetivo maior a ser atingido pelos países europeus em relação à guerra na Ucrânia. Macron respondeu uma postagem do presidente Lula, onde o brasileiro comenta a necessidade de um grupo para “trabalhar pela paz e o fim da guerra no mundo”.
O francês escreveu que a “paz esteve no centro de nossas discussões em Paris durante a visita histórica do presidente Zelensky, com o chanceler Scholz. A Ucrânia demonstrou verdadeira coragem ao iniciar esta conversa com seu plano de paz de 10 pontos. Vamos continuar juntos nessa base @LulaOficial”.
Volodymyr Zelensky esteve no Reino Unido e na França nesta semana para reiterar os pedidos de envio de armamento e aeronaves de combate para deter os avanços das tropas russas, que invadiram o país em fevereiro do ano passado.
O “grupo para trabalhar pela paz” foi uma proposta do presidente brasileiro, após negar o envio de munições de tanques de guerra aos ucranianos. O pedido havia sido feito pelo chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, no último dia 30, em Brasília. Na ocasião, Lula disse que Putin não é o único responsável pelo conflito com a Ucrânia. “Acho que a Rússia cometeu um erro crasso de invadir o território de outro país. Mas acho que quando um não quer, dois não brigam”, justificou o brasileiro.