Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Protestos

Equador decreta toque de recolher em áreas estratégicas do país

Polícia de choque usa gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes durante confrontos perto da Assembleia Nacional em Quito, Equador, 8 de outubro de 2019 (Foto: Martin BERNETTI / AFP)

O presidente do Equador, Lenín Moreno, oficializou a transferência da sede do governo de Quito para Guayaquil nesta terça-feira (8), devido aos protestos que se agravaram no início desta semana. No documento, o governo também estabelece uma limitação do direito à liberdade de trânsito e mobilidade em zonas estratégicas de todo o país entre as 20 horas e 5 horas, de segunda-feira a domingo.

Segundo a imprensa equatoriana, a restrição se aplicará às imediações de edifícios e instalações estratégicas, como sedes de funções do Estado e outras, que serão definidas pelo Comando Conjunto das Forças Armadas. O Tribunal Constitucional aprovou o Estado de Exceção, decretado por Moreno no dia 3, mas diminuiu a sua validade de 60 para 30 dias. Com isso, o decreto que permite o uso das forças armadas para conter as manifestações estará em vigor até 3 de novembro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.