Os Estados Unidos planejam concluir sua retirada do Afeganistão até o final de agosto, dias antes do inicialmente previsto, embora mantenham uma presença diplomática no país, afirmou nesta sexta-feira (2) a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki. "Agora, esperamos concluí-lo até o final de agosto", disse ela, durante sua entrevista coletiva diária.
Este calendário é mais curto do que o inicialmente previsto pelo presidente americano, Joe Biden, que fixou o prazo para 11 de setembro, quando farão 20 anos dos ataques que levaram à invasão do Afeganistão pelos EUA.
A porta-voz deu essas declarações horas depois de tomar conhecimento que as forças dos EUA haviam entregue o controle da Base Aérea de Bagram, sua principal instalação militar no Afeganistão, às autoridades afegãs.
A redução das tropas internacionais no Afeganistão coincidiu com o aumento das ofensivas do Talibã e seu avanço nos territórios. Desde o início da retirada, os insurgentes capturaram quase 80 dos 407 distritos das forças governamentais.