Os Estados Unidos classificaram como "crime de guerra" o ataque da Rússia contra a usina nuclear ucraniana de Zaporizhzhya, a maior da Europa. A Embaixada dos EUA na Ucrânia se pronunciou pelo Twitter e um alto cargo do Departamento de Defesa conversou com a imprensa nesta sexta-feira.
A condenação mais forte veio da embaixada, cujos diplomatas estão agora na Polônia: "É um crime de guerra atacar uma usina nuclear. O bombardeio de Putin na maior usina nuclear da Europa leva o seu reinado de terror um passo à frente", escreveu.
Em coletiva de imprensa, um alto cargo da Defesa disse que o ataque foi um exemplo da forma "temerária" como a Rússia está realizando a invasão ao território ucraniano. A fonte lembrou que as usinas nucleares "não são construídas para resistir a conflitos armados" e que "não há desculpa" para a ofensiva russa.
Na noite desta quinta-feira. a Rússia atacou a usina de Zaporizhzhya. Houve incêndio em um dos edifícios e o fogo foi apagado pelos bombeiros somente nesta sexta-feira (04). Os EUA não detectaram vazamentos radioativos, na avaliação feita com o regulador nuclear estatal da Ucrânia e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A usina no sudeste da Ucrânia foi tomada pelo exército russo, mas está sendo gerida por equipes técnicas ucranianas.