Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Medidas agressivas"

EUA acusam China de interferir em atividades de petróleo e gás no Vietnã

A porta-voz do Departamento de Estado americano Morgan Ortagus
A porta-voz do Departamento de Estado americano Morgan Ortagus fala em coletiva de imprensa em Washington, 9 de junho de 2019. EUA criticaram as atividades da China em áreas disputadas do Mar do Sul da China (Foto: ALEX WONG / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)

O Departamento de Estado americano afirma que os Estados Unidos estão "profundamente preocupados" com a interferência continuada da China nas atividades de petróleo e gás no Vietnã, mais especificamente na Zona Econômica Exclusiva vietnamita. Em comunicado, uma porta-voz do órgão diz que o comportamento de Pequim lança dúvidas sobre seu compromisso com a resolução pacífica de disputas em áreas marítimas.

O governo americano diz que a China tem adotado nas últimas semanas "uma série de medidas agressivas" para interferir em atividades econômicas bem estabelecidas na Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), em uma tentativa de vetar alianças com companhias de petróleo e gás do exterior. Segundo os EUA, isso impõe custos econômicos ao Sudeste Asiático e bloqueia o acesso à região de estimados US$ 2,5 trilhões em recursos de hidrocarbonetos não explorados. "Os Estados Unidos estão comprometidos em impulsionar a segurança energética de nossos parceiros e aliados na região do Indo-Pacífico e na garantia de produção de petróleo e gás regional sem interrupções para o mercado global", afirma a nota da administração do presidente Donald Trump.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.