Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tensão

EUA impõem sanções contra cidadãos da China e escritório de segurança

Foto de arquivo: policiais paramilitares com máscaras marcham em frente à entrada da Cidade Proibida em Pequim " 19 de maio de 2020 (NICOLAS ASFOURI / AFP) (Foto: AFP)

Ouça este conteúdo

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (9) sanção contra quatro cidadãos da China e também contra o escritório de Segurança Pública de Xinjiang. A província no Noroeste da China abriga minorias étnicas, como os uigures, e autoridades americanas criticam Pequim pela repressão na área. Os quatro indivíduos alvos da medida são Chen Quanguo, Huo Liujun, Wang Mingshan e Zhu Hailun, diz a nota do Tesouro.

O comunicado não traz mais detalhes sobre os cidadãos, dizendo apenas que passam agora a integrar uma lista de pessoas "especialmente designadas", no âmbito da Lei Magnitsky, aprovada em 2016 pelo Congresso americano e que autoriza o governo do país a impor sanções contra autoridades e funcionários estrangeiros implicados em abusos contra os direitos humanos pelo mundo.

Chen é o atual secretário do Partido Comunista da China na região de Xinjiang. A medida é anunciada em um contexto de tensões bilaterais entre as duas potências.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.