Nesta foto de arquivo tirada em 10 de março de 2011, o então primeiro-ministro russo Vladimir Putin (D) aperta a mão do vice-presidente dos EUA na época, Joe Biden, durante reunião em Moscou| Foto: ALEXEY DRUZHININ / POOL / AFP
Ouça este conteúdo

Os Estados Unidos solicitaram novamente nesta segunda-feira (13) aos cidadãos do país que deixem imediatamente a Rússia. A medida é para evitar o risco de detenções por autoridades russas.

"Os cidadãos que residem ou viajem para a Rússia devem partir de imediato. Seja mais cauteloso, devido ao risco de "detenções indevidas", aponta o comunicado publicado no site da embaixada norte-americana em Moscou.

Ainda foi recomendado que os norte-americanos não viajem à Rússia devido a Guerra da Ucrânia e os possíveis impactos do conflito.

Publicidade

Essa é a segunda vez que os Estados Unidos faz essa solicitação aos cidadãos. A primeira vez foi em 28 de setembro do ano passado, uma semana após a mobilização parcial ordenada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.

A embaixada também alertou que a Rússia pode vir a negar a reconhecer a cidadania norte-americana em pessoas com dupla nacionalidade, inclusive convocá-las para o serviço militar.