Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Segurança de Navegação

EUA querem criar coalizão militar para proteger Estreito de Ormuz

porto de Fujairah
Porto de Fujairah, no leste dos Emirados Árabes Unidos (EAU), onde as recentes tensões entre o Irã e os Estados Unidos afetaram o movimento no Golfo de Omã, perto do estratégico Estreito de Ormuz (Foto: KARIM SAHIB/AFP)

Os Estados Unidos querem criar uma coalizão militar internacional para proteger as águas do Estreito de Ormuz e de Babelmândebe, garantindo "a liberdade de navegação" em torno do Irã e do Iêmen, devido aos recentes ataques a petroleiros e a crescente instabilidade na região. Segundo o general da Marinha Joseph Dunford, presidente do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, os EUA fornecerão vigilância e apoio organizacional, mas não escoltarão navios de outras nações pelas rotas. Dunford disse, nesta terça-feira (9), que o tamanho da iniciativa depende do número de países que decidirem participar. Os Estreitos de Ormuz e Babelmândebe são locais estratégicos essenciais que proporcionam acesso do oceano ao Golfo e ao Mar Vermelho.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.