O presidente dos EUA, Joe Biden, com líderes estaduais, durante uma cerimônia na Casa Branca em Washington, EUA, em 13 de maio de 2022.| Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW
Ouça este conteúdo

Os Estados Unidos registraram no último mês de abril um recorde no número de estrangeiros residentes no país, chegando a 47 milhões, a maioria com status legal, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (01) pelo grupo Center for Immigration Studies (CIS).

Segundo o CIS, uma em cada sete pessoas que vivem nos EUA é estrangeira, o que representa 14,3% da população do país, o maior percentual dos últimos 112 anos. De acordo com o Censo de 2020, a população dos Estados Unidos ultrapassa 330 milhões de pessoas. O CIS projeta que a população estrangeira residente nos EUA chegará a 14,9% do total do país em setembro de 2023, se “a tendência atual continuar”.

Embora atribua o aumento da população de estrangeiros que vivem nos Estados Unidos à chegada de imigrantes ilegais, o relatório observa que os imigrantes que vivem no país com documentos legais representam três quartos de todos os residentes nascidos no exterior.

Publicidade

O relatório destaca ainda que, nos primeiros 16 meses do governo do presidente Joe Biden, a população total de estrangeiros que vivem nos EUA aumentou em dois milhões, duas vezes mais rápido do que a população nascida no país.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]