Ouça este conteúdo
Após uma série de idas e vindas ao hospital, o ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, de 98 anos, optou por passar seus últimos dias de vida em casa recebendo tratamento paliativo. Carter é o presidente americano mais longevo da história.
Carter passou por diversas internações curtas nos últimos meses, mas sua família não revelou o motivo das idas ao hospital. Em 2010, Carter foi internado após passar mal em um avião. Ele teve um melanoma que se espalhou para o cérebro desde 2015, mas após tratamento afirmou ter vencido o câncer. Em 2019 foi hospitalizado após sofrer quedas e quebrar uma costela.
O anúncio de renunciar a novas internações foi feito neste sábado pelo instituto Carter Center. Ele está com a mulher Rosalynn Carter na casa deles no estado da Georgia.
Carter governou os Estados Unidos entre os anos de 1977 e 1981, quando o país se recuperava da derrota no Vietnã e do escândalo Watergate. O democrata foi o responsável pela negociação de paz de Camp David em 1978 que levaram a um acordo de paz entre Israel e Egito. Porém ao concorrer à reeleição foi derrotado por Ronald Reagan.
Ao deixar a presidência ele passou a se dedicar a trabalhos filantrópicos, como a construção de moradias para os pobres e a promoção de direitos humanos em países autoritários. Em 2002, Jimmy Carter foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz.