A presidente da Hungria, Katalin Novák, em visita às instalações da Marinha no Rio de Janeirol.| Foto: Divulgação/Presidência da Hungria
Ouça este conteúdo

A presidente da Hungria, Katalin Novák, chegou ao Brasil neste sábado (09) para uma série de agendas que incluem um encontro com o presidente Jair Bolsonaro neste domingo (10). A visita tem o objetivo oficial de estreitar relação entre os dois países, sobretudo no que diz respeito às políticas públicas focadas na valorização da instituição familiar.

Novák desembarcou no Rio de Janeiro, onde conheceu instalações da Marinha brasileira e se encontrou com estudantes húngaros que moram no Brasil. Antes de seguir para Brasília, a chefe de estado deve passar por São Paulo, onde tem agenda com a comunidade húngara da metrópole fará uma palestra sobre tema da família.

Eleita presidente da Hungria no início de 2022, Novák se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo no país. Conhecida por ser uma das mais influentes líderes conservadoras da Europa, ela é aliada do primeiro-ministro Viktor Orbán, tendo ganho notoriedade por implantar programas inovadores de combate à crise de natalidade, de redução no número de abortos e de apoio financeiro às famílias húngaras no período em que foi ministra da Família, Juventude e Relações Exteriores.

Publicidade

A visita ao Brasil em período eleitoral é vista por diplomatas e analistas políticos como um claro sinal de apoio do governo da Hungria à reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]