Protesto contra o passaporte sanitário em Paris, em agosto| Foto: EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON
Ouça este conteúdo

A França passou a exigir a partir desta quinta-feira (30) o chamado passaporte sanitário para jovens entre 12 e 17 anos, documento que já era exigido de maiores de 18 anos desde 1º de julho.

Para ingresso em uma série de lugares, como bares, restaurantes, academias e transporte público, torna-se obrigatório apresentar comprovante de vacinação, um teste negativo de Covid-19 de pelo menos 48 horas ou uma prova de contaminação recente pelo coronavírus.

Segundo a Rádio França Internacional, 2/3 dos adolescentes franceses estão completamente vacinados, mas há dificuldades para ampliar esse índice porque parte da população é contra a imunização de adolescentes e/ou a exigência do passaporte sanitário – por isso, ao contrário dos adultos, jovens nessa faixa etária continuarão a ter direito a reembolso dos testes PCR após 15 de outubro.

Publicidade

Para adolescentes com idade entre 12 e 15 anos, é necessária a autorização de pelo menos um dos pais para que a vacina seja aplicada. Já os adolescentes acima de 16 anos podem tomar sozinhos a decisão de serem imunizados ou não.