Uma senhora de 96 anos vota em uma assembleia de voto na cidade de Henin-Beaumont, no norte da França, neste domingo (10).| Foto: EFE / Stephanie Lecocq
Ouça este conteúdo

Neste domingo (10), 48 milhões de eleitores devem votar no primeiro turno das eleições francesas. Após uma campanha ofuscada em parte pela invasão da Ucrânia na Rússia, os dois principais candidatos, o atual presidente, o social-liberal Emmanuel Macron, e a direitista Marine Le Pen, aparecem nos dois primeiros lugares nas pesquisas eleitorais.

As primeiras estimativa apontam para um grande número de abstenções, que deve ser maior do que a registrada na eleição presidencial em 2017. Segundo o Ministério  do Interior francês, até o meio dia deste domingo, pouco mais 25% dos eleitores já tinha votado na França. O número é 3% maior do que o registrado na última eleição.

A expectativa é a de que os primeiros resultados da eleição sejam divulgados a partir das 8 da noite  (três da tarde  no Brasil). É nesse horário que  as últimas assembleias de voto fecham em Paris e outras cidades. Até esse horário, a mídia francesa não pode  citar candidatos ou publicar pesquisas de opinião para garantir que não influenciem indevidamente os eleitores.

Publicidade