O epicentro do furacão Dorian deve passar nesta segunda-feira (2) pela ilha de Grande Bahama, a mais ao norte do arquipélago, levando "destruição extrema" e "risco de vida", segundo alerta emitido pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. A instituição alertou alertou os moradores a não deixar seus abrigos, já que "os ventos aumentarão rapidamente", com rajadas de 320 km/h. O furacão, de categoria 5, atingiu as Bahamas neste domingo (1º), causando destruição. Até o momento, uma morte foi relatada.
A Cruz Vermelha alertou que pelo menos 13 mil casas podem ter sido severamente danificadas ou destruídas nas Bahamas, com a passagem do furacão Dorian. A organização também alertou que as extensas inundações na ilha de Abaco podem ter contaminado poços artesianos com água salgada.
A Cruz Vermelha disse ainda que liberou 250 mil francos suíços (aproximadamente R$ 1,04 milhão) do seu Fundo de Emergência para Ajuda em Desastres para reforçar a resposta inicial à crise e fornecer assistência em abrigos a 500 famílias.