Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio ambiente

Governo Trump vai reduzir restrições ao metano, poderoso gás do efeito estufa

O presidente dos EUA, Donald Trump, em evento na Casa Branca, Washington, 29 de agosto de 2019 (Foto: SAUL LOEB / AFP)

A agência federal de proteção ao meio ambiente dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (29) que planeja afrouxar as regras federais sobre o metano, um poderoso gás do efeito estufa associado às mudanças climáticas. A regra proposta reverteria os padrões decretados pelo presidente Barack Obama, que exigiam que os operadores de petróleo e gás impedissem a liberação de metano em novos poços de perfuração, dutos e instalações de armazenamento.

Se for bem-sucedida, essa mudança poderá dificultar a adoção de restrições mais duras ao metano por futuros governos. A administração Trump já tomou várias medidas para limitar a capacidade do governo de regular outros gases do efeito estufa no futuro, inclusive em uma regra recentemente aprovada que restringe as emissões de dióxido de carbono por usinas de energia.

O metano contribui significativamente para as emissões mundiais de gases do efeito estufa, embora tenha vida mais curta que o dióxido de carbono e não seja emitido em quantidades tão grandes. As emissões de metano são 80 vezes mais potentes que as emissões de dióxido de carbono no curto prazo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.