Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ataques a civis

Guerra matou ao menos 79 crianças, segundo promotoria ucraniana

Criança ucraniana embarcando para a Polônia
Criança ucraniana embarcando para a Polônia (Foto: EFE/EPA/BARTLOMIEJ WOJTOWICZ)

Ouça este conteúdo

Ao menos 79 crianças morreram e cerca de cem ficaram feridas desde o início da invasão da Ucrânia por tropas da Rússia, em 24 de fevereiro. É o que afirma um relatório divulgado neste sábado (12) pela Promotoria de Menores ucraniana no Telegram.

A maioria das mortes incluídas no relatório (e que não podem ser verificadas por uma fonte independente), ocorreu em ataques russos às principais cidades do país. "A maioria das vítimas estava nas regiões de Kiev, Kharkiv, Donetsk, Sumy, Kherson e Zhitomir", diz o documento.

De acordo com a promotoria, este número pode aumentar, porque não houve "oportunidade de inspecionar os locais de ataque, onde as forças armadas russas estão realizando suas atividades hostis".

Até o momento, mais de 280 instituições de ensino foram atingidas nos ataques russos e nove ficaram completamente destruídas. De acordo com o documento, em média 17 dessas instituições foram atacadas por dia. A promotoria ressaltou que cerca de 7 milhões de crianças estão privadas da oportunidade de estudar devido à guerra iniciada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.