Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Manifestações pró-democracia

Hong Kong tem fim de semana de protestos violentos

Polícia dispara gás lacrimogêneo em Hong Kong
Polícia dispara gás lacrimogêneo durante um protesto no distrito de Tsuen Wan, em Hong Kong (Foto: Philip FONG/AFP)

Após dez dias de relativa tranquilidade, o fim de semana foi marcado por protestos violentos em Hong Kong, território semi-autônomo da China. Pelo menos 29 pessoas foram presas. No domingo (25), a polícia usou canhões de água contra manifestantes pela primeira vez e um agente chegou a disparar com arma de fogo - não foi confirmado se a munição era real.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, a polícia acusou os manifestantes de serem "extremamente violentos" e afirmou que vai adotar "medidas implacáveis" para levar os responsáveis à Justiça. Alguns manifestantes mais radicais atiraram bombas inflamáveis e quebraram pedaços do asfalto para usar como arma, mas a maioria protestava de forma pacífica.

Os membros do Conselho Legislativo de Hong Kong trocaram acusações sobre os responsáveis pela violência. De um lado, parlamentares pró-governo condenaram os manifestantes pelo uso de bombas inflamáveis. Do outro, legisladores a favor do movimento pró-democracia responsabilizaram o governo e a polícia pelas ações contra opositores. Um representante do Partido Cívico Kwok Ka-ki culpou a líder de Hong Kong, Carrie Lam, pela crise afirmou que ela "está tentando fugir de toda a responsabilidade".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.