Pelo menos 100 pessoas morreram neste sábado (23) em um incêndio em uma refinaria de petróleo ilegal no estado de Imo, no sudeste da Nigéria, segundo informou um porta-voz da polícia à Agência Efe. "O fogo matou pelo menos uma centena de pessoas", disse o porta-voz da Polícia Estadual de Imo, Michael Abattan, em conversa por telefone com a Efe. "Além disso, várias pessoas ficaram feridas e foram levadas para um hospital próximo", acrescentou Abattan.
De acordo com este porta-voz, o fogo começou por volta de 12h (horário local, 8h de Brasília). A polícia já está no local do incidente para apurar as causas do incêndio, que ainda são desconhecidas. O governo nigeriano alertou em várias ocasiões para o perigo que a abertura de refinarias ilegais representa tanto para as pessoas que nelas trabalham como para o meio ambiente.
O setor petrolífero da Nigéria - maior produtor de petróleo bruto da África - tem sido alvo de duras críticas das comunidades locais, que denunciam há anos os grandes danos ambientais causados por suas atividades, principalmente no sul do país.