Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
América do Sul

Incêndios florestais arrasam meio milhão de hectares na Bolívia

Incêndio na Bolívia
Bombeiros trabalham para apagar um incêndio nos arredores de Robore, província de Santa Cruz, no leste da Bolívia (Foto: Divulgação/Governo da Bolívia/AFP)

A Bolívia anunciou nesta quarta-feira (21) a criação de um gabinete de emergência ambiental e a contratação um avião cisterna Boeing 747 Super Tanque para controlar os incêndios florestais que atingem o departamento de Santa Cruz há dias. Cerca de meio milhão de hectares na província de Chiquitos haviam sido atingidos pelo fogo até o início da semana e nesta quarta-feira três grandes focos se reativaram devido aos ventos. O Super Tanque, que tem capacidade de 75 mil litros água, chegará ao país na sexta-feira e começará os trabalho nesta zona. Em terra, mais 800 militares, policiais, agrônomos e veterinários se juntarão aos 1.200 que já estão trabalhando para conter o fogo. O governo boliviano também está se organizando para distribuir água para consumo humano nas regiões mais atingidas.

Para organizações ambientalistas, as causas dos desastres estão relacionadas à decisão do governo de ampliar a fronteira agrícola e pecuária, em aliança com os setores agropecuário, agroindustrial e de assentamentos relacionados ao partido do presidente Evo Morales. Segundo o site Infobae, nesta semana Morales defendeu as queimadas controladas por pequenos produtores. "Se não chaquean (queimam) do que vão viver?", perguntou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.