O principal epidemiologista do governo dos Estados Unidos, Anthony Fauci, mostrou otimismo neste domingo (23) sobre a possibilidade da variante ômicron do coronavírus atingir seu pico no país em meados de fevereiro e, a partir desse momento, começar a ter uma queda nas infecções. "Sou o mais otimista possível. Com este vírus, você nunca pode pecar por excesso de otimisto", disse Fauci em entrevista à ABC.
"Mas se você observar o que aconteceu na África do Sul, Reino Unido, Israel ou mesmo aqui na Nova Inglaterra, o pico já passou e as infecções estão diminuindo muito rápido", continuou Fauci.
A governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, anunciou na última sexta-feira (21) que a taxa de positividade para o coronavírus ficou em 9,75%, confirmando a queda da taxa de casos, após atingir 23% há uma semana. "A positividade está caindo e pela primeira vez desde 20 de dezembro voltamos a um dígito", disse a governadora.
Nesse sentido, ela destacou que a tendência de novos casos caiu 66% nas últimas semanas e que na quinta-feira houve 28.296 novos diagnósticos positivos.