Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Preços

Inflação nos EUA dá trégua em julho e cai para 8,5%

Moradora de Nova Iorque com sacolas de compras: índice no mês passado ficou aquém do recorde em 40 anos registrado em junho graças principalmente à queda dos preços da gasolina (Foto: EFE/EPA/JUSTIN LANE)

Ouça este conteúdo

A inflação nos Estados Unidos deu uma trégua em julho, quando foi de 8,5% no acumulado de 12 meses, seis décimos de ponto percentual abaixo do patamar registrado em junho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Escritório de Estatísticas Laborais (BLS).

Já a evolução dos preços em relação ao mês anterior ficou estável, graças principalmente à queda dos preços da gasolina (-7,7% em julho). Os preços da energia caíram 4,6% em conjunto no mês passado nos Estados Unidos, mas enquanto os preços da gasolina e do gás diminuíram, os da eletricidade subiram. Outra alta foi registrada nos preços dos alimentos (1,1%) no período.

A inflação subjacente, que mede a evolução dos preços ao consumidor sem considerar os de alimentos e energia - os mais voláteis -, foi de 5,9% no acumulado em 12 meses e 0,3% apenas na comparação com junho.

A queda da taxa de inflação nos Estados Unidos - que em junho tinha atingido o seu nível mais alto em 40 anos - dá um fôlego à economia americana, que no final de julho entrou no que especialistas consideram ser uma recessão técnica, após completar dois trimestres seguidos com quedas no Produto Interno Bruto (PIB).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.