Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Explosão

Irã admite que ataque atingiu centro de montagem de centrífugas

irã centro centrífugas
Prédio danificado na estação de enriquecimento nuclear em Natanz, no Irã (Foto: ATOMIC ENERGY ORGANIZATION OF IRAN/AFP)

Ouça este conteúdo

O Irã confirmou que o prédio da estação de enriquecimento nuclear em Natanz, danificado por uma explosão na semana passada, era um novo centro de montagem de centrífugas, informou a agência de notícias Irna neste domingo (5). Até então, a Organização de Energia Atômica do Irã tinha dito que o incêndio foi apenas um "incidente" que afetou um galpão industrial em construção.

O centro de montagem havia sido inaugurado em 2018. O porta-voz da agência, Behrouz Kamalvandi, disse que máquinas de centrífuga mais avançadas deveriam ser construídas lá e que o dano "possivelmente causaria um atraso no desenvolvimento e produção de máquinas de centrífuga avançadas a médio prazo". O Irã retomou seu programa nucelar desde que os Estados Unidos abandonaram o Acordo Nucelar do Irã e impuseram sanções contra o país persa. Um grupo até então desconhecido, chamado "Chitas da Pátria", assumiu a autoria do ataque contra a instalação, mas há suspeitas de que ele possa ter sido coordenado com forças estrangeiras.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.