Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Impasse

Irã pede esclarecimentos ao Itamaraty sobre navios parados no Porto de Paranaguá

Porto de Paranaguá, embarcação da Petrobras
Abastecimento dos navios iranianos no Porto de Paranaguá deveria ser feito em alto mar via embarcação da Petrobras. (Foto: Cláudio Neves/ Portos do Paraná)

O embaixador do Irã no Brasil, Seyed Ali Saghaeyan, foi ao Itamaraty nesta terça-feira (23) para saber que providências estão sendo tomadas pelo governo brasileiro em relação ao impasse envolvendo dois navios iranianos que estão parados desde o início de junho no Porto de Paranaguá (PR), segundo o jornal O Globo. A Petrobras decidiu não abastecer os navios de bandeira iraniana nos portos do país, em razão das sanções impostas pelos Estados Unidos ao país do Oriente Médio.

O embaixador iraniano discutiu a questão com o secretário de negociações bilaterais no Oriente Médio, Europa e África do Ministério das Relações Exteriores, Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega. Uma fonte que acompanha o assunto falou ao Globo que o diplomata iraniano comentou que Teerã tem várias dúvidas a respeito de como o governo brasileiro está se movimentando para resolver o problema, que segundo ele, seria incomum nas relações comerciais bilaterais.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros