O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, profere o discurso do Estado da União em sessão conjunta do Congresso no Capitólio dos Estados Unidos, em Washington, DC, EUA, 07 de fevereiro de 2023.| Foto: EFE /EPA/Jacquely n Martin
Ouça este conteúdo

Estados Unidos e Japão iniciaram nesta quinta-feira (16) manobras militares conjuntas no sudoeste do arquipélago japonês. O objetivo dos exercícios é melhorar as capacidades operacionais dos dois países frente ao aumento da presença chinesa nessa região.

Essas manobras chamadas "Mão de Ferro" foram realizadas pela primeira vez fora dos Estados Unidos. Os treinamentos no Japão contaram com cerca de 1,7 mil efetivos.

Os exercícios contam com simulação de defesa e recaptura de ilhas remotas por meio de veículos anfíbios e aeronaves Osprey - híbrido de helicóptero com avião de turboélice de alta velocidade, capaz de pousos e decolagens verticais. O Ministério da Defesa do Japão apontou que os treinamentos devem durar até 12 de março.

Publicidade

As manobras serão realizadas nas principais ilhas de Okinawa, Tokunoshima e Kikaijima, consideradas a primeira linha de defesa marítima do Japão em caso de potenciais conflitos.

Essas ilhas ficam próximas de Taiwan e das Senkaku - arquipélago desabitado e que a China reivindica a posse. Navios chineses recentemente têm realizado atividades próximas a essas localidades, resultando em protestos diplomáticos do Japão contra o país vizinho.