Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dissidentes do acordo de paz

Justiça de paz da Colômbia ordena captura de ex-líderes das Farc

Ivan Marquez e Jesus Santrich prometem a volta da luta armada na Colômbia
Ivan Marquez e Jesus Santrich prometem a volta da luta armada na Colômbia (Foto: Reprodução/Youtube/AFP)

A Justiça Especial para a Paz da Colômbia, órgão responsável pela supervisão do acordo de paz entre o Estado e as antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), ordenou a captura dos ex-líderes da guerrilha que nesta quinta-feira (29) apareceram em um vídeo, postado no YouTube, declarando que estavam dando início a um "novo capítulo" na luta armada contra um governo que, segundo eles, traiu o acordo de paz. O porta-voz do bando é um guerrilheiro conhecido como Iván Márquez, que já foi o segundo homem mais importante das Farc e foi eleito senador no ano passado. Jesús Santrich, que fugiu da Colômbia neste ano, pouco tempo depois de ter assumido mandato como deputado, também aparece na filmagem.

Grande parte dos antigos membros das Farc continua na legalidade, mas segundo inteligência militar da Colômbia, as dissidências da Farc já somam 2.300 homens e mulheres, que se dedicam principalmente ao narcotráfico e à mineração ilegal.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.