Ouça este conteúdo
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, acusou nesta sexta-feira (24) a União Europeia (UE) e a OTAN de criarem uma coalizão para uma guerra contra o país, assim como Hitler fez com a União Soviética na Segunda Guerra Mundial.
"Eles estão criando uma nova coalizão para a luta, ou seja, para a guerra com a Rússia. Acompanharemos isso muito de perto", disse Lavrov em uma entrevista coletiva em Baku, capital do Azerbaijão.
Lavrov afirmou que essa suposta coalizão "lembra quando a Segunda Guerra Mundial começou e Hitler reuniu sob sua bandeira uma parte significativa dos países europeus para a luta com a URSS". Ele ainda disse que existe uma "infecção russofóbica da UE" que deve permanecer a longo prazo.
O ministro também enfatizou que a UE não é "um bloco político-militar", ao contrário da OTAN, e portanto sua decisão de forjar relações com outros países não cria "nenhum risco ou ameaça" para a Rússia. Mas criticou a aliança por estar "tentando forçar" os países que receberam o status de candidatos a apoiarem a política externa conjunta "sem exceção". Na quinta-feira (24), a UE concedeu o título oficial de candidatas à entrada na aliança à Ucrânia e à Moldova.