O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johson (à direita) coloca o pé na mesa durante encontro com o presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, em Paris, 22 de agosto de 2019| Foto: Christophe PETIT TESSON / POOL / AFP

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta quinta-feira (22) ao primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, que não há tempo suficiente para um novo acordo para o Brexit. "Serei muito claro, nós não chegaremos a um novo acordo de saída nos próximos 30 dias que seja muito diferente do que já temos", afirmou Macron durante encontro em Paris. "Temos que respeitar o que já foi negociado".

Em encontro entre Johnson e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, na quarta-feira, Merkel sugeriu que seria possível encontrar uma solução no próximo mês sobre o impasse do Brexit, que ameaça uma saída do Reino Unido da União Europeia no dia 31 de outubro sem a proteção de um período de transição. O britânico disse que se sentiu "poderosamente encorajado" pela chanceler alemã.

Macron disse que qualquer alternativa para o backstop irlandês - medida para evitar uma fronteira "dura" entre a Irlanda do Norte, parte do Reino Unido, e a República da Irlanda, parte da UE - deve respeitar tanto a integridade do mercado comum da União Europeia quanto a estabilidade na ilha dividida da Irlanda.

Publicidade