Ouça este conteúdo
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) informou nesta quinta-feira (17) que mais de 3,16 milhões pessoas fugiram da Ucrânia em direção a outros países desde o início da invasão da Rússia, em 24 de fevereiro, sendo que mais da metade (1,91 milhão) partiu para a Polônia.
Ainda segundo boletim diário da agência da ONU, 282 mil refugiados entraram na Hungria, 228 mil na Eslováquia, 168 mil na Rússia. Além disso, Romênia e Moldova receberam dezenas de milhares de pessoas provenientes da Ucrânia.
A Acnur ainda estima que o número de deslocados internos dentro da antiga república soviética superou os 2 milhões. A organização prevê que o número de refugiados avance até chegar a 4 milhões, enquanto o de pessoas que precisaram sair de casa e ir para outras regiões da Ucrânia salte para perto de 7 milhões.
A crise migratória em decorrência da invasão russa é a pior da Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial, superando, inclusive, os 2,4 milhões de refugiados registrados no conflito da antiga Iugoslávia, na década de 1990.