Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
França

Marcha contra reforma da previdência proposta por Macron reúne milhares em Paris

Ouça este conteúdo

Milhares de manifestantes liderados pelo partido de esquerda francês Insubmissa (LFI) participaram, neste sábado (21), do segundo dia de protestos contra a reforma da previdência, em Paris. Um dos principais pontos da reforma, proposta pelo governo de Emmanuel Macron, prevê o aumento da idade mínima para a aposentadoria dos atuais 62 para 64 anos até 2030.

O projeto prevê também a antecipação para 2027 do aumento do tempo de contribuição de 42 para 43 anos para a obtenção da aposentadoria integral (até agora prevista para 2035). A justificativa do governo francês para a reforma é o déficit da previdência social no país, onde 21% da população têm 65 anos ou mais.

Segundo informações da Agência EFE, a "marcha pela nossa aposentadoria" reuniu, neste sábado, principalmente jovens que caminharam da Praça da Bastilha à Praça da Nação. Antes disso, na quinta-feira (19), o protesto incluiu uma greve apoiada por grande parte do setor público.

As manifestações na França são lideradas pelo LFI, com adesão de centrais sindicais e união de estudantes, e ocorrem dias antes de o projeto de lei ser discutido na Assembleia francesa, onde o partido de Macron – sem maioria absoluta – conta com o apoio da centro-direita para aprová-lo. O LFI é o partido com a terceira maior representação parlamentar do país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.